Pesquisa aponta que 68% dos mato-grossenses têm intenção de fazer compras no Natal deste ano


Fonte: G1

Em torno de 68% dos mato-grossenses possuem intenção de fazer compras no Natal deste ano, segundo o Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), que divulgou o levantamento nesta quinta-feira (16). A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 15 de dezembro com 333 entrevistados, sendo 46,5% do interior de Mato Grosso e o restante da região metropolitana de Cuiabá.

De acordo com o estudo, 72% dos entrevistados têm boas expectativas de compras e 21%, excelente. Apenas 7% afirmaram estar com a expectativa ruim para o período de compra, em virtude da economia do país.

Historicamente, a movimentação no comércio tem aumento significativo nesse período, já que boa parte do 13º salário do trabalhador é destinado para o consumo, diz o levantamento.

A preferência de compra dos entrevistados será em lojas de rua, com 46% e dos shopping centers com 44%. O principal item de compras são roupas, seguido de calçados e eletrônicos.

Além disso, o valor médio para as compras de Natal deste ano é de R$ 420 por pessoa.

Quase a metade dos entrevistados declararam que pretendem gastar mais do que no ano passado, 38% disseram gastar menos e 13% responderam que gastaram o mesmo valor.

Dos que declararam que não irão realizar compras natalinas, a maioria alegou questões econômicas. Em torno de 33% disseram passar por dificuldades financeiras, 16% por estarem desempregados e outros 38% preferem economizar.


0 comentário