Paulo Araújo apresenta projeto de lei que incentiva a leitura


Fonte:AL/MT

O deputado estadual Paulo Araújo (Progressistas) correlacionou alguns pontos importantes que a leitura proporciona aos cidadãos, tais como: o aumento da concentração, fortalecimento do pensamento crítico, exercício do cérebro e a estimulação da criatividade, o parlamentar, diante dessa informação, apresentou Projeto de Lei n° 736/21 de sua autoria, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na última quarta-feira (25), que institui e inclui no calendário oficial do estado o “Abril Laranja”, mês de valorização da leitura, cujo mês se comemora o nascimento do patrono de literatura infantil brasileira o escritor Monteiro Lobato.

“A finalidade do Abril Laranja é levar o conhecimento e informação às pessoas sobre a importância da leitura na formação do cidadão e da sociedade. Para tanto, é necessária que se tenha politicas públicas de incentivo à leitura e a inclusão de novos leitores a esta prática tão prazerosa e recompensadora”, disse Paulo Araújo.

Consta na matéria que, sempre que for possível, será procedida a iluminação em laranja e aplicação do símbolo da campanha ou a sinalização nas edificações públicas estaduais de forma a remeter ao tema durante o mês de abril.

O deputado justificou ainda que sobre essa perspectiva é que foi apresentado este projeto de lei, com o propósito de valorizar a prática da leitura, fomentar a inspiração e a disseminação da cultura da leitura em toda sociedade mato-grossense por intermédio da inserção, no calendário do estado um mês especialmente dedicado à leitura.

Conforme a propositura a leitura tem o poder de desenvolver a capacidade intelectual e crítica das pessoas em relação a si mesmo e ao meio social estimulando o imaginário, possibilitando lhe responder as dúvidas em relação às questões que surgem ao longo da vida, se inspirando com novas ideias e despertando-lhes a curiosidade sendo esta o pressuposto básico para todas as grandes descobertas

0 comentário