Morte de cão idoso da raça Akita em MT após suspeita de maus-tratos é investigada


Fonte: G1

O cachorro da raça Akita morreu na quinta-feira (13), em Primavera do Leste, a 151 km de Cuiabá. A Polícia Civil investiga se Apolo sofreu maus-tratos, uma vez que ele foi encontrado em situação de abandono e doente, após ter saído para a rua e não ter sido levado de volta para casa pelo dono.

No final do ano passado, Apolo foi resgatado pela Associação SOS Animais, que o encontrou desnutrido, sujo e com diagnóstico de leishmaniose. Segundo a voluntária da Associação, Tatiane Podanoski, de 34 anos, ele foi levado para uma clínica veterinária e foi constatado que o quadro era grave. "Se ele tivesse sido tratado no começo dos sintomas, ele poderia ter outra chance", disse. Ela contou que essa doença pode ser tratada e a transmissão da doença, evitada, mas desde que os cuidados sejam seguidos com responsabilidade.

  • Leishmaniose: entenda do que se trata, formas de prevenção e tratamento da doença

Apolo era idoso e se tornou arisco e agressivo devido às condições em que estava. Segundo ela, o tutor dele deixava o portão da casa aberto e o animal saía para a rua e depois não retornou.

O tutor não teve o cuidado de ir atrás dele e levá-lo de volta para casa.

Ele foi encontrado pela Associação, em um prédio ao lado da casa onde morava.

Com o quadro da doença avançado e desnutrido, ele morreu na quinta-feira (13).

Esse caso se tornou uma luta para a Associação mostrar à sociedade que a adoção de um pet deve vir acompanhada de cuidados e responsabilidade.

"Espero que as pessoas tenham mais consciência na hora de comprar, adotar um animal. Eles precisam de cuidados, de responsabilidade e amor. E sem falar que é crime o abandono e maus tratos", afirmou.

Ao g1, a Polícia Civil informou que a delegacia da cidade abriu uma investigação para ouvir as pessoas relacionadas ao caso e juntando documentos. "Caso fique comprovado o nexo entre a morte do animal e o ato do abandono, o responsável será indiciado", disse.

0 comentário