Ministro garante a governador segurança jurídica para ferrovia estadual


Fonte:secom/mt

O governador Mauro Mendes recebeu do ministro-chefe da Casa Civil, senador Ciro Nogueira, a confirmação de "segurança jurídica total" para a implantação da Ferrovia Estadual de Mato Grosso.

Mauro Mendes se reuniu com Ciro Nogueira na manhã desta terça-feira (17.08), em Brasília, junto dos senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes; e dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

O chamamento público para a construção da primeira ferrovia estadual foi feito em julho. A ferrovia vai ligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Cuiabá a Lucas do Rio Verde e Nova Mutum.

"Nós falamos com o ministro sobre a importância da ferrovia estadual, que nós lançamos um chamamento público, e falamos também sobre uma possível medida provisória que pudesse afetar esses interesses do Estado de Mato Grosso. O ministro garantiu a mim e aos três senadores que caso venha a sair essa medida, nós não teríamos problema com aquilo que já está em curso no estado de Mato Grosso. Portanto, segurança jurídica total", relatou o governador.

Durante a reunião, o ministro Ciro Nogueira confirmou que os trechos da redação da medida provisória que poderiam causar algum imbróglio jurídico em relação à ferrovia estadual já foram retirados.

"Conversei sobre esse caso com o ministro Tarcísio [Infraestrutura] e ele garantiu que a medida provisória não vai afetar Mato Grosso. Esse tema já está pacificado", declarou.

O senador Jayme Campos destacou os benefícios que a chegada da ferrovia vai trazer ao Estado. "Essa ferrovia vai diminuir o custo do frete, vai facilitar o transporte da nossa produção e trazer milhares de empregos", disse.

De acordo com o senador Wellington Fagundes, a ferrovia é um sonho da população mato-grossense que finalmente pode sair do papel.

"Eu sou da região de Rondonópolis e sei o quanto essa ferrovia é importante e apoiada pelo setor produtivo e pelo nosso povo", afirmou.

De igual maneira, o senador Carlos Fávaro argumentou que a mesma luta pela ferrovia estadual será feita em defesa da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico) e da Ferrogrão.

"Acreditamos muito que o Governo Federal vai destravar esses projetos. Nós da bancada federal vamos lutar pelas outras ferrovias da mesma forma que estamos lutando pela ferrovia estadual", pontuou.

Ainda na reunião, o governador conversou com o ministro sobre a proposta de estadualização da BR-174, pediu apoio para acelerar os processos necessários aos investimentos do Estado no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e também para a aprovação do projeto do BRT junto ao Conselho Curador do FGTS.

0 visualização0 comentário