Mendes e Kalil recado para população: "história triste da falta de água em VG irá ficar no passado


Fonte: vgnoticias

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM) e o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmaram nessa quinta-feira (25.11) que com a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), a ser construída no bairro Chapéu do Sol, irá acabar definitivamente com problema crônico de captação e distribuição de água no município. As declarações ocorreram na assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Várzea Grande na ordem de R$ 28 milhões.


Conforme o governador, será aportado somente para construção da ETA o montante de R$ 25 milhões diretamente pelo Governo. O projeto prevê a construção de um sistema de captação, uma adutora de água bruta, uma estação completa com três adutoras de água tratada, além de três reservatórios apoiados com capacidade de reserva de 7 mil m³, ou seja, 4,5 milhões de litros. Mendes disse que o prefeito Kalil já vem investindo na questão do saneamento, citando a nova ETA do Cristo Rei, que segundo o gestor irá “amenizar” a questão do abastecimento naquela região, porém, o problema só será resolvido com a ETA do Chapéu do Sol. “O prefeito disse que iria inaugurar mais uma Estação na região do Cristo Rei, mas ela não será suficiente para colocar um ponto final nesta história da falta de água. Com esse dinheiro que estamos colocando será possível construir mais uma Estação e aí sim acabar definitivamente com o problema da falta de água em Várzea Grande”, declarou o governador.

Ele explicou que o Governo irá acompanhar de perto todo o cronograma de execução da obra para que tudo ocorra dentro do prazo. “Queremos o mais rápido possível construir essa Estação, para que a falta de água em Várzea Grande seja uma triste história triste passado”, disse o democrata.

Já o prefeito Kalil Baracat afirmou que desde o primeiro dia do seu mandato vem depositando toda a sua força e energia para resolver o problema de abastecimento, e voltou a reafirmar que seu principal objetivo na Prefeitura é a universalizar a água na cidade até o fim do seu mandato – dezembro de 2024.

Além disso, ele falou que nesta quinta (25) foram realizados os últimos testes da ETA do Cristo Rei e que em breve a nova Estação já estará em pleno funcionamento, assim como falou da ETA que será construída no bairro 7 de maio.

“Essa ETA irá atender toda aquela região do 24 de dezembro, Bonsucesso, Praia Grande, Novo Mato Grosso, e será construída com recursos da Prefeitura. Vamos com essas ETAs novas dobrar a capacidade de captar e distribuir água. São novos investimentos para distribuição, recuperação e ampliação de rede para que a gente consiga resolver o problema da água. Não queremos mais ver nossa população sofrendo com este problema”, declarou o gestor.

Lembrando que a ETA do Chapéu do Sol irá realizar a purificação da água captada, para torná-la própria para o consumo e utilizá-la para abastecer a população várzea-grandense. A previsão é de que a obra seja realizada em duas etapas - na primeira fase serão contemplados 27 bairros, e na segunda etapa serão beneficiados outros quatro bairros da região.

0 comentário