Gimenez participa de inauguração de UBS e frisa a importância da descentralização da saúde


Por Allana Alfonso

Assim como trago comigo a bandeira da descentralização da saúde em nível estadual, também entendo ser necessário promovê-la no município. E essa entrega da nova Unidade Básica de Saúde na zona rural de Cáceres leva o atendimento ao alcance das regiões mais distantes. Pode parecer algo sem importância, mas a distância é um dos fatores que dificulta, por exemplo, o diagnóstico de doenças graves”, frisou o deputado Dr. Gimenez, na solenidade de inauguração da UBS, no Distrito de Nova Cáceres.

O parlamentar parabenizou a prefeita da cidade, Eliane Liberado, pelo trabalho e pelo bom diálogo com todos os poderes estaduais. “ A prefeita está sempre à frente buscando as melhorias. Para isso, podemos observar que mantém um bom diálogo com os demais poderes, fazendo política para o coletivo. Temos que fiscalizar? Sim. Mas precisamos fazê-la com inteligência e sermos justos. Criticar e levar a solução, dialogar. Fiscalizar para ‘fazer barulho’ não muda a vida das pessoas, principalmente dos mais carentes”, destacou.

A nova UBS tem uma área total de 644 metros quadrados. Sua estrutura comporta salas de vacina, procedimentos e inalação, consultório médico, odontológico e de enfermagem, além de farmácia, almoxarifado, sala de esterilização, depósito de resíduos.

A região, segundo a prefeita Eliane, estava sem um olhar para a saúde há 30 anos. “ Isso impacta muito a vida dos que aqui residem. Com a unidade, vamos facilitar o acesso aos serviços de saúde, evitando que essas famílias precisem se deslocar”, disse.

Dr. Gimenez acrescentou que, “a descentralização da saúde significa aumentar a resolutividade dentro das unidades das comunidades, deixando somente os casos de alta complexidade para o centro”, finalizou.



0 comentário