Cultura comemora Dia do Historiador com evento em Várzea Grande


Fonte: Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande

No dia em que se comemora em todo o país o Dia Nacional do Historiador, 19 de agosto, a Superintendência de Cultura promoveu um evento para celebrar a data e convidou várias personalidades para serem homenageadas.

De acordo com o Superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, o encontro ocorreu na igreja Nossa Senhora da Guia, no centro de Várzea Grande e reuniu para uma Roda de Conversa os convidados: Cesar Delgado, Cely Minas Novas, Wilma Felfili, Saturnino José, Edizes Reveles, entre outros, além da presença da subsecretária Maria Alice de Barros Silva.

“O encontro com os historiadores e personagens ilustres de nosso município foi uma maneira que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência de Cultura, encontrou para homenagear os historiadores e destacar a atuação desses profissionais que se dedicam a estudar e conhecer sobre a história das civilizações e comunidades, para fomentar o conhecimento e resgatar os aspectos regionais e culturais do meio em que vivemos” declarou Joilson.


O superintendente destacou também que foi a primeira vez que os historiadores do município se reuniram no espaço da Igreja Nossa Senhora da Guia para falar sobre a história e a cultura do povo várzea-grandense. No final da reunião, foi oferecido aos convidados o tradicional ‘Chá com Bolo’, um dos símbolos da cultura tradicional da região.

O ponto alto do evento foi a entrega do troféu ‘Amigo da Cultura’ para os historiadores. O troféu é uma obra de arte desenvolvido por artesãos regionais que participam com suas obras da Casa de Artes de Várzea Grande.


Para a subsecretária Maria Alice Barros, que também já esteve à frente da Superintendência de Cultura, o dia Dia Nacional do Historiador deve ser lembrado para homenagear e valorizar a atuação dos vários estudiosos que por muitos anos se dedicaram e ainda se dedicam ao resgate dos registros históricos do município e promovem sua difusão. “É importante que as atuais e futuras gerações possam conhecer a história, os fatos e os personagens que com seu trabalho, marcaram, influenciaram e colaboraram de alguma maneira na trajetória do município de Várzea Grande” finalizou.





0 comentário