Comissão de Relações Internacionais é instalada pra debater e fomentar comércio, indústria e turismo


Por Allana Alfonso

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) passa a contar com uma comissão permanente para debater, desenvolver e fortalecer as relações internacionais do Estado de Mato Grosso. A sessão de instalação da Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional foi realizada na manhã desta terça-feira (15) e elegeu o deputado Gilberto Cattni (UNIÃO) como presidente e o deputado Carlos Avallone como vice-presidente.

A Comissão foi instituída por meio da Resolução n° 7.134/2021, aprovada em novembro de 2021, de autoria do deputado Max Russi (PSB), a partir de um encaminhamento do deputado Gilberto Cattani. Durante a reunião de instalação, os parlamentares destacaram a importância da Comissão para estimular o comércio internacional das principais commodities produzidas no estado, a industrialização e o turismo. Além disso, deverá promover a articulação multissetorial para a captação de recursos do setor financeiro internacional, dos fundos de investimento internacionais do setor público e/ou privado internacional para investimentos no estado.

“Nosso principal foco será mostrar Mato Grosso internacionalmente. Hoje temos os produtos mais valiosos, que são os que vêm da agricultura, mas ainda temos pouca industrialização. Precisamos buscar investidores para gerar emprego e renda para nosso estado”, afirmou o deputado Gilberto Cattani.

Xuxu Dal Molin (PSC), membro titular da Comissão, aproveitou a oportunidade para sugerir a criação de uma secretaria de Estado de Relações Internacionais. “Uma secretaria vai profissionalizar os negócios que hoje Mato Grosso faz com o mundo, com corpo técnico para auxiliar os demais secretários, associações e principalmente os pequenos e médios produtores, comerciantes e agroindústria a vender melhor, abrir mais mercados, trazer parcerias e investimentos externos e fomentar o turismo”.

De acordo com Xuxu Dal Molin, os governos atualmente estão buscando parcerias para trazer fertilizantes para país, diversificando o mercado e assim tornando a comida mais barata para o consumidor final. Cattani também destacou a atuação da Comissão recém-instalada para o acompanhamento das principais pautas internacionais, inclusive neste período em que os conflitos internacionais estão elevando os preços dos principais insumos e commodities.

Compõem a Comissão de Relações Internacionais, Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Institucional os deputados estaduais Gilberto Cattani, Carlos Avallone, Allan Kardec (PDT), Xuxu Dal Molin e Dilmar Dal Bosco (União). Serão membros substitutos os parlamentares Ondonir Bortolini (PSD), Max Russi (PSB), Dr. Eugênio (PSB), Janaina Riva (MDB), Ulysses Moraes (UNIÃO).

0 comentário